
Projeto "No Coração do Brasil"
Capitão Poço, PA - Outubro de 2023
Com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar a todos os cantos do Brasil pretendemos levar atendimento médico cardiológico para gestantes e crianças indígenas de 0 a 15 anos nas aldeias. Com a utilização de aparelhos de ecocardiografia portátil e um eletrocardiógrafo, além de uma equipe composta por três médicos e uma enfermeira, podemos identificar problemas de saúde de forma precoce e garantir que esses pacientes recebam o tratamento adequado.
Esse projeto não se trata apenas de uma única incursão, mas sim de uma iniciativa que se estenderá ao longo dos próximos meses, com visitas periódicas à aldeia (mês sim, mês não) e, consequentemente, uma equipe fixa de profissionais de saúde.
Sua contribuição é fundamental para o sucesso desse projeto e, mais do que isso, para a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade que muitas vezes é esquecida e negligenciada.
Nesta incursão realizamos mais de 300 exames no Povo Tembé nos Polos Capitão Poço: Aldeia Tawari, Aldeia Zawar-Uhu, Aldeia Yta-putyr, Aldeia Frasqueira, Aldeia Ywityr, Aldeia Pakotyw, Aldeia Itawa, Aldeia São Pedro, Aldeia Pirá, Aldeia Yarru, Aldeia Jacaré, Aldeia Itahú e Aldeia Yarapé’iwazu e Santa Luzia: Aldeia Sede, Aldeia Ytuwço, Aldeia Pynaw’a, Aldeia Ypidhõ, Aldeia Tupã.
A incursão foi um sucesso, tivemos praticamente 100% de presença das gestantes e crianças. Eles vinham a pé, de moto ou na caçamba das caminhonetes com a boleia cheia de pacientes.Embora ainda falte amanhã nós já temos o sentimento de missão cumprida.
Temos que agradecer aos Caciques e lideranças pela confiança e também as coordenadoras locais e enfermeiras que nos apoiaram formando nossa equipe muito maior. Não podemos deixar de agradecer ao DSEI-GUATOC pela exemplar organização e apoio.
Também agradeço as empresas que nos emprestaram aparelhos e aos amigos que contribuíram com dinheiro.
Seja um apoiador você também, com muito pouco você pode fazer muito: