top of page

Biografia

Nascido na cidade de São Paulo em 01/10/58, sempre fui considerado um herói sem causa. Eu era inquieto, resistente a tudo que era novo. Nos anos 80 fui morar em Londres quando conheci o fotógrafo Sit Cong Sang, e a medida que fomos convivendo fui me apaixonando pela fotografia. 


Me lembro que ao retornar ao Brasil presenciei uma cena de atividade da ROTA. Estava com minha NIKON FTN de filme, iniciei meus clics até que me prenderam e foram bem violentos. Eram idas e vindas na fotografia, eu me apaixonava e desapaixonava, fotografava e de um momento para outro parava com a fotografia.
 

Um dia fui diagnosticado como hiperativo com grave deficit de atenção, que justificavam minhas idas e vindas. Iniciei um tratamento que surtiu muito efeito e melhorou meu ânimo Fotográfico. Logo conheci minha esposa, a médica Lilian Lopes que me deu força fui melhorando na fotografia. Tivemos o Valentinn, lindo, e o perdemos de maneira trágica. Devastador.

 

Me ajudou no processo do luto passar o dia inteiro na frente do computador vendo fotos antigas dele, férias em família…Há 3 anos uma depressão teve início no dia dos pais. Um ano de sofrimento, até que consegui superar. 
 

Pouco a pouco retomei minha paixão por fotografar. Adoro minha Leica! Ainda faltava alguma coisa! Foi então que conheci minha professora Anna Silveira que através de técnicas novas foi me introduzindo a um novo caminho fotográfico. 

 

Tenho que ter motivação constante de novos projetos, e muita coisa surge na minha cabeça, cardiologia pediátrica em comunidades indígenas, projetos sociais de saúde, aumentar o atendimento filantrópico de nosso Instituto, transformá-lo em ONG, e assim vou caminhando e me sinto bem.


Minha história é um testemunho do poder da autodescoberta e da paixão pela arte de capturar momentos preciosos através das lentes de uma câmera.

 

Carlos Cateb

bottom of page